Fórum Horizontes Femininos da WISTA Brazil e Norsul reúne mulheres do setor aquaviário para discutir desafios da carreira

No dia 10 de abril, a WISTA Brazil e a Norsul uniram forças para realizar o Fórum Horizontes Femininos, um evento de destaque no calendário marítimo. Realizado no Rio de Janeiro e transmitido ao vivo para todo o Brasil, o fórum contou com a participação de mais de 200 mulheres do setor aquaviário.

O principal objetivo do evento foi abordar questões que afetam diretamente a carreira das mulheres que atuam no ramo marítimo. Sob a condução de Aline Carvalho, Gerente Executiva de Gente e Gestão da Norsul e membro da WISTA Brazil, o fórum ofereceu uma palestra inspiradora de Maira Liguori, presidente da Think Olga, que trouxe uma abordagem leve e assertiva sobre o tema do assédio.

Em seguida, Flávia Takafashi, diretora da ANTAQ e também membro da WISTA Brazil, compartilhou insights sobre a jornada de elaboração do Guia de Enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário, lançado em março deste ano em parceria com a WISTA Brazil, MPor e OAB. MSc. Eng. Luciana Suman, CEO da MarMec Engenharia, Consultoria e Treinamento e Diretora de Relacionamento Institucional da WISTA Brazil, enriqueceu o painel com sua perspectiva sobre o impacto transformador do Guia na vida das profissionais marítimas.

Ao longo de bate-papos e trocas inspiradoras, mulheres compartilharam suas experiências, destacaram desafios e sugeriram soluções para aumentar a presença feminina no setor marítimo. “É um privilégio para mim, mulher aquaviária, participar de um evento onde mulheres estão comprometidas em discutir sobre nossos desafios e nosso futuro na navegação. Obrigada Norsul e WISTA”, disse Carolina Lemos, uma das Wisters presentes na plateia.

A WISTA Brazil e a Norsul agradecem a presença de todas as participantes, em especial Claudia Diniz, Eng. Luciana Suman, Cristiane Santos Silva, Adriana Pina, Fabiana Durant, Veridiany Silva, Luíza Coli e Renata Cortês, cujas contribuições foram fundamentais para o sucesso do evento.

 

Rio de Janeiro, 25 de abril de 2024.